Entendendo o Drop-Frame e o Non-drop-frame

   O Drop-Frame Timecode consiste em pular uma quantidade de frames de tempos em tempos para manter o tempo do vídeo exatamente sincronizado com o tempo real. Como o sistema de timecode NDF registra cada um dos frames, após uma hora de vídeo temos um total de 108.000 frames (30 x 60 x 60). Como no sistema NTSC tínhamos 29.97fps, após uma hora de vídeo ficamos com 107.892 frames(29.97 x 60 x 60). Existe então uma diferença de 108 frames, o que em um timecode NDF representaria 3.6 segundos a menos (108 frames / 30fps = 3.6 segundos), logo um vídeo em 29.97fps utilizando um timecode NDF exibiria 01:00:03:18 depois de uma hora no tempo real. Para resolver isso criou-se o Drop Frame Timecode que elimina (apenas numericamente) dois frames a cada minuto de vídeo, exceto pelo décimo minuto a cada dez minutos. Sendo assim após uma hora de vídeo em 29.97fps você terá no seu timecode 01:00:00;00 (note o “;” indicando um Drop Frame Timecode). Importante entender que os FRAMES em si não são excluídos, nenhum frame é apagado ou ignorado durante uma gravação em 29.97fps, apenas o número no timecode é “pulado”, nada além disso.

    É muito importante entender tudo isso pois quando você vai gravar um vídeo ou converter e etc, é de extrema importância que você saiba com qual frame rate está trabalhando e com qual tipo de timecode está trabalhando. Se você utilizar frame rates como 29.97p (“p” aqui de progressivo, vamos entender mais a frente) ou 59.54i (“i” de interlaced — entrelaçado) com um timecode do tipo NDF, após uma hora você estará com uma diferença de 3.6 segundos no tempo real e após 24 horas de gravação você estará com uma diferença de 86.4 segundos, mais de um minuto e meio! Portanto você deve determinar o tipo de timecode que irá utilizar e seguir com ele em todas as câmeras, gravadores de áudio e etc. Você jamais deve misturar diferentes tipos de timecode. Alguns gravadores de áudio vão permitir que você escolha o frame rate de gravação e o tipo de timecode, mas a maioria deles não lhe dará essa opção e você contará apenas com a gravação em timecode NDF.

   Um dos problemas que podem ocorrer quando vamos sincronizar arquivos, é que diferentes equipamentos podem conter diferentes “relógios internos” e portanto o tempo pode “correr de forma diferente” nos timecodes destes equipamentos. Sendo assim podemos ter uma pequena diferença entre os materiais gravados com esses equipamentos, mesmo que ambos estejam utilizando o mesmo tipo de timecode (DF ou NDF). Isso é bem comum com gravadores de áudio e câmeras digitais, onde acabamos por ter o conhecido “audio drifting”, quando o áudio gravado no gravador acaba ficando levemente fora de sincronia com o vídeo da câmera após algum tempo de playback. Também existem algumas câmeras que mostram opções de fps em seus menus, como 30fps mas na realidade gravam em 29.97fps ou ainda pior, que mostram a opção de 24fps mas que gravam em 23.98fps(*). É de extrema importância conhecer seu equipamento e saber se ele faz isso. Este tipo de problema também pode ocasionar o “audio drifting” caso seu gravador não possua a opção de escolher o frame rate e o tipo de timecode, pois neste caso podemos acabar com um timecode NDF sendo sincronizado com um timecode DF.

 (*)Para converter os filmes de 24fps para serem corretamente exibidos no padrão NTSC em 29.97fps (59.94i) era necessário converter os 24fps para 23.976fps, arredondados pra 23.98fps. Hoje existe também um formado digital em 23.98fps mas é algo extremamente desnecessário visto que para este frame rate é impossível termos algum tipo de Drop-Frame Timecode (pois não há como dividir corretamente os frames a serem pulados) e isso acaba por gerar vários problemas de sincronia como já foi citado.

Veja também: 

Sincronizando o Timecode

 

 ***Este texto foi extraído da publicação do Prof. William Brazil, do  Centro Universitário Teresa D’Ávila e de André Rodrigues da Media Environment, com pequenas edições.

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