Sincronizando o Timecode

   Timecode em si não é sincronização, pois cada dispositivo usa seu próprio relógio interno para gerenciar o timecode e nem todos os relógios são iguais. Os componentes internos de cada dispositivo funcionam em velocidades e precisão variadas. Com o tempo, cada dispositivo de gravação pode ficar fora de sincronia. Isso não é um grande problema ao lidar com gravações curtas, mas pode ser um problema com tomadas muito longas. Para sincronizar cada dispositivo, um formato de sincronização precisaria ser aplicado. O formato de sincronização no vídeo é Genlock e é determinado pela resolução e taxa de quadros do vídeo. Mas essa sincronização do vídeo por genlock, visa apenas possibilitar que todas as câmeras e demais dispositivos de vídeo operem num mesmo sistema de corte de imagens como o que temos num Switcher, sem variações e sem pulos. No áudio, o formato de sincronização é o Wordclock e é determinado pela taxa de amostragem com a qual se está trabalhando. A sincronização geralmente é implementada em equipamentos e câmeras que suportem o timecode  padrão profissional.

   Dependendo do equipamento, o timecode precisará ser sincronizado entre cada dispositivo separado. Na maioria dos gravadores de áudio e câmeras profissionais, como a série Sound Devices 6 e Arri Alexa, o timecode será gerenciado internamente e usando um cabo entre os dois (ou mais) dispositivos, o timecode pode ser 'sincronizado'. Normalmente, isso é feito por meio do gravador de áudio para a câmera. No entanto, a desvantagem disso é que, uma vez que os dispositivos foram sincronizados, o código de tempo em cada dispositivo é gerenciado por seus próprios componentes internos e, como mencionado anteriormente, eles não são feitos igualmente e podem ser executados com velocidades e precisão variadas. Isso inevitavelmente causa um desvio à medida que o tempo passa, variando de alguns segundos a vários minutos. Quanto mais dispositivos (câmeras) estiverem em execução, mais problemas podem surgir. Por esse motivo, quando um dispositivo está sincronizado e o timecode depende do relógio interno, é importante que ele seja sincronizado novamente após cada ciclo de gravação e em intervalos regulares ao longo do dia. Isso consome muito tempo, especialmente quando se trabalha com várias câmeras, e a responsabilidade de fazer isso geralmente pode recair entre os departamentos de câmera e som. Uma solução para isso é usar um gerador de timecode dedicado, um pequeno dispositivo que é conectado a cada gravador de áudio e vídeo. Cada gerador de timcode é sincronizado com o dispositivo principal, proporcionando uma sincronização de timecode mais confiável ao longo de um dia de filmagem. No entanto, dependendo do fabricante, também há uma opção para sincronizar sem fio o gerador de timecode, constituindo uma solução de sincronização mais estável. A conexão sem fio entre o dispositivo de código de tempo principal e os geradores de código de tempo de satélite significa que a necessidade de sincronizar manualmente cada dispositivo não é mais necessária, a menos que ocorra um problema, como alcance sem fio limitado, problemas de conexão ou alterações nas configurações da câmera. A maioria dos dispositivos profissionais funcionará facilmente com um gerador de timecode e incorporará metadados de timecode no arquivo gravado.  

   É importante observar que não importa o nível de equipamento com o qual você esteja trabalhando, que estejam sincronizados usando geradores de timecode, por meio de entradas e saídas dedicadas ou por trilhas de áudio (LTC), se a taxa de quadros, ou Frame Rate, não for definida corretamente.

   Existem dois tipos principais de timecode, Record Run (rec-run) e Free-Run. Record-run é o timecode que é ativado assim que o botão de gravação é pressionado e conta apenas o tempo de execução do arquivo gravado. Para que a gravação funcione, todos os dispositivos devem estar conectados e configurados para gravar por um acionador central, o que não é realmente prático em um ambiente de produção com várias câmeras. Free-run é um timecode que está sendo executado continuamente. A execução livre pode ser definida para qualquer hora, mas geralmente a hora do dia (*TOD ou 24 horas contínuas) é usada nas produções. Isso permite que cada arquivo seja referenciado ao dia da filmagem. Ao usar free-run e TOD, cada dispositivo não precisa mais ser configurado para gravar exatamente ao mesmo tempo. No entanto, esse fluxo de trabalho pode causar problemas se você estiver trabalhando depois da meia-noite e usando uma configuração de timecode contínuo de 24 horas. Se for esse o caso, é uma boa prática alterar a hora do dia para garantir que o timecode não passe da meia-noite. Isso manterá os arquivos na mesma pasta diária e em formato cronológico quando importados para a edição.

*TOD= Time Of Day e está referenciado no (RTC) Real Time Clock interno do equipamento.

  Há uma variedade de soluções para sincronizarmos o timecode e, dependendo de suas necessidades e orçamento, haverá uma que se adequará à sua situação. 


Timecode slate
- Uma claquete que pode ser sincronizada e exibir o timecode. O
ACN-LS2 "LockitSlate Take 2" - Timecode Slate.
 
 
 
 
 
Dispositivo principal - o hub do timecode, o gerador de timecode que sincroniza todos os outros dispositivos. O ACN-CL "Lockit" - Timecode- and Sync-Gen.

 

 

Dispositivo satélite - geradores de timecode menores que podem ser conectados a câmeras. O ACN-NL-L "NanoLockit" - Timecode & Logging.

 

 


Solução de rede sem fio - geralmente incorporada em cada dispositivo e atendida pelo dispositivo principal.

   A  empresa que apresenta a solução mais completa para sincronismo de timecode e metadados de uma forma geral é a Ambient Recording,  com sede na Alemanha. Seu sistema é composto pelos equipamentos mostrados acima e alguns acessórios para interconexão. 

Neste vídeo abaixo podemos ver como funciona o sistema da Ambient e seus ACN-NL-L "NanoLockit" - Timecode & Logging


 * Com esse sistema foi feito o sincronismo dos equipamentos na filmagem do The Hobbit, da saga Senhor dos Anéis, com cerca de 34 unidades. O alcance desse sistema sem fio, com linha de visada, é de aproximadamente 200 metros. A sigla ACN significa Ambient Communication Network, que é uma tecnologia de transmissão desenvolvida pela
Ambient Recording, resistente a interferências de Bluetooth e Wifi, sem o que o sincronismo poderia ser comprometido.
  O "NanoLockit" - Timecode & Logging também cumpre outra função, a de registrar os bons takes e os takes ruins, fazendo logs dos mesmos. É uma ferramenta muito útil no processo de decupação do material gravado. Veja como funciona no vídeo abaixo.
 

 
***Este texto foi traduzido e editado a partir da publicação de Keith Morrison, especialista em produção sonora para cinema e televisão, no site Production Expert.com

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